Colaboradores do Enem na região Noroeste Paulista denunciam atraso de pagamento por serviços prestados em 2025

Colaboradores do Enem na região Noroeste Paulista denunciam atraso de pagamento por serviços prestados em 2025

Trabalhadores que atuaram em diferentes funções durante a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025, em cidades do Noroeste Paulista, denunciam que ainda não receberam pelos serviços prestados, mesmo semanas após a realização das provas.

Segundo os colaboradores, o pagamento deveria ter sido efetuado até 16 de dezembro de 2025, prazo informado no momento da contratação, considerando os 30 dias úteis após o segundo dia de prova. O Enem foi aplicado nacionalmente em dois domingos consecutivos, em novembro.

A situação tem gerado revolta entre fiscais de sala, aplicadores, chefes de sala, fiscais de corredor e equipes de apoio que atuaram em municípios como Fernandópolis, Votuporanga, Jales, Santa Fé do Sul, Auriflama e região. Muitos relatam que contavam com o valor para despesas básicas, como contas domésticas, alimentação e compromissos familiares de fim de ano.

De acordo com os trabalhadores, o problema não se restringe ao interior paulista. Há relatos semelhantes em outros estados, o que indica uma falha de alcance nacional no repasse dos pagamentos.

O que dizem os órgãos responsáveis

Procurado por colaboradores da região, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que os pagamentos são de responsabilidade da empresa contratada para a execução do exame, após o processamento dos registros de frequência feitos pelos coordenadores locais.

A empresa responsável pela aplicação do Enem em 2025 afirma que, nos casos em que o pagamento ainda não foi efetivado, os colaboradores devem verificar e atualizar os dados bancários no sistema de cadastro, alegando possíveis devoluções por inconsistência de informações.

Segundo comunicado enviado aos trabalhadores do Noroeste Paulista, novas tentativas de pagamento estariam em andamento, mas não há um cronograma público claro com data definitiva para a quitação total dos valores.

André Padilha

Editor e Dono, Votuporanga Fatos.