Operação da Receita Federal combate esquema de sonegação milionário na região
A Receita Federal, em parceria com a Polícia Federal, deflagrou uma operação para combater um sofisticado esquema de sonegação fiscal que causou um prejuízo de mais de R$ 244 milhões aos cofres públicos. A ação, nomeada de “Quimera Fiscal”, teve como alvos três empresas nas regiões de São José do Rio Preto e Araçatuba.
A investigação aponta que uma falsa consultoria tributária oferecia a empresas a recuperação de créditos fiscais de forma fraudulenta. O esquema se baseava em documentos forjados para simular a quitação de impostos, misturando elementos reais e falsificações para dar uma aparência de legalidade.
As empresas envolvidas utilizavam guias de recolhimento com valores irrisórios e números de referência de ações judiciais para justificar as compensações indevidas. Pelo serviço, a consultoria cobrava até 70% do valor dos impostos sonegados, usando o dinheiro para comprar imóveis no Brasil e no exterior, além de bens de luxo.
A fraude foi descoberta durante a análise de documentos da Operação Ornitorrinco, realizada em março deste ano. A “Quimera Fiscal”, nome da operação, faz referência a uma criatura mitológica que, assim como o esquema, misturava elementos diferentes para criar uma ilusão. O nome simboliza a natureza enganosa das “soluções” tributárias fantasiosas oferecidas pela consultoria.
Share this content: