Unidades da Assistência Social e Desenvolvimento Social celebram o Natal

Unidades da Assistência Social e Desenvolvimento Social celebram o Natal


Atividades realizadas em dezembro promoveram acolhimento, convivência e fortalecimento de vínculos entre usuários e equipes
 
O mês de dezembro foi marcado por celebrações e ações de acolhimento nas unidades da Assistência Social e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Votuporanga. Ao longo do período, foram realizadas atividades voltadas aos usuários atendidos pelos serviços, fortalecendo os vínculos e consolidando as iniciativas desenvolvidas ao longo do ano.
 
Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), o Centro de Convivência do Idoso (CCI), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), o Centro Dia do Idoso (CDI), o Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA) e o Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM) organizaram ações voltadas à integração, à troca de experiências e ao fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. As atividades proporcionaram momentos de socialização e aproximação entre os usuários e as equipes técnicas, garantindo espaços de acolhimento, lazer e inclusão às famílias atendidas.
 
As atividades foram organizadas de acordo com a realidade e o perfil de cada unidade. No Centro de Convivência do Idoso “Walter Guerche”, por exemplo, houve música, dança, ações de fortalecimento da relação familiar e comunitária, tudo para acolher os participantes, proporcionando momentos de participação e integração entre as pessoas idosas. Também foi realizada uma mostra dos produtos confeccionados pelos integrantes da Oficina Criativa, além de apresentações culturais, através de Oficinas, reforçando o papel da assistência social na promoção de convivência e valorização das potencialidades individuais e coletivas.
 
Durante o período, também foram realizadas gincanas sociais que promoveram integração entre diferentes públicos atendidos. As atividades envolveram idosos, adolescentes e famílias através dinâmicas em coletivos, estimulando a cooperação, o trabalho em equipe e o fortalecimento dos vínculos comunitários através do desenvolvimento social. As gincanas contribuíram para incentivar o protagonismo dos usuários, alinhando-se aos objetivos da assistência social de promover inclusão e participação social.
 
A secretária da Pasta, Meire Regina de Azevedo, destacou que “as ações dos Serviços representam cuidado, acolhimento e a construção de vínculos que fortalecem as famílias e a comunidade, além de reforçarem valores como união e respeito, que orientam o trabalho desenvolvido pelas equipes ao longo de todo o ano”, finaliza.

André Padilha

Editor e Dono, Votuporanga Fatos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *