Trabalhadores dos Correios entram em greve em 9 estados
Trabalhadores dos Correios iniciaram uma greve por tempo indeterminado na noite da última terça-feira, 16 de dezembro, atingindo 9 estados do Brasil. A paralisação foi aprovada em assembleias locais e começou por volta das 22h.
A greve ocorre em estados como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Ceará, Paraíba, Santa Catarina e Mato Grosso, envolvendo ao menos 12 sindicatos. Outras bases sindicais seguem em estado de greve e podem aderir ao movimento a partir do dia 23.
Segundo os sindicatos, a paralisação é resultado de negociações frustradas com a direção da estatal. O principal impasse envolve o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), que venceu em julho e vem sendo prorrogado sem um novo acordo definitivo.
Entre as reivindicações estão:
reajuste salarial com reposição da inflação;
manutenção de benefícios históricos, como adicional de férias, pagamento maior aos fins de semana e o chamado “vale-peru” de fim de ano.
Os Correios afirmam que a adesão à greve é parcial, que as agências seguem abertas e que medidas emergenciais foram adotadas para manter os serviços essenciais, com mediação do Tribunal Superior do Trabalho (TST) nas negociações.
Por Votuporanga Fatos

